A PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

PES“A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa" 1

A Promoção e Educação para a Saúde (PES), é enquadrada pela Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto e pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril .

A PES é um desafio que se coloca às organizações, no garante do desenvolvimento das competências nas crianças e jovens, no sentido de criar novos paradigmas e ações coletivas que invertam padrões civilizacionais, que reconheçam a saúde como um todo dinâmico, um direito universal conducente a “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” 2.

O Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, enquanto espaço de excelência na promoção de competências, procurará estimular / colaborar e criar condições de participação das crianças, jovens e restante comunidade escolar, na construção de uma Escola Promotora da Saúde. Neste espaço serão publicados, trabalhos, projetos e iniciativas que acontecerão no dia-a-dia da escola e/ou da comunidade.

1 In Protocolo assinado entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, 2014.

2 In Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

INICIATIVAS

Dê a sua gota! Faça a diferença!

Dia da alimentação saudável

Publicidade - Saiba mais

Notícias do Agrupamento

´Notícias do AEDS

Estação meteorológica da ESDS

Descarregue aqui a aplicação para o seu telemóvel

Pesquisa

Moodle AEDS Bibliblog Webmail
Clube Europeu
GIAE ON-LINE facebook
GIAE ON-LINE

Publicidade