NAEDS

FICHA TÉCNICA : Equipa: Teresa Reis (prof.), Fernando Rebelo (prof.), Sandra Silva (prof.). Colaboradores: Maria Armanda Mendes (prof.).

Contacto: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt


Notícias do nosso Agrupamento

 Queremos informar-vos que a rubrica relativa ao Jornal da Escola na página do agrupamento passou a chamar-se “Notícias do nosso  Agrupamento” com o intuito de relatar e informar toda a comunidade escolar sobre atividades, visitas, acontecimentos, notícias que  considerem relevantes e que digam respeito a todas as nossas escolas.

Assim, agradecemos a todos e todas as colegas que deem conhecimento de todos os assuntos de interesse para que sejam publicados. Poderão enviar relatos completos ou informações concretas sobre os mesmos para que se possa redigir os textos respetivos. Deverão ainda enviar fotografias em separado (em .jpg) para acompanhar as notícias.

Pretende-se por um lado estar a par das atividades relevantes que vão ocorrendo ao longo do ano letivo em todas as escolas e por outro lado adquirir uma cultura de maior proximidade, de modo a estabelecer uma melhor articulação entre todos, construir e consolidar gradualmente o sentido de pertença e de identidade do agrupamento, tal como está previsto no nosso Projeto Educativo.

Deverão enviar as notícias ou as informações para o email institucional: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Aguardamos com grande expectativa as vossas notícias.

Até 6 de abril de 2018 contamos com os TEUS super-poderes para ajudares o teu Agrupamento, entregando os resíduos de medicamentos que recolheres em casa nas Farmácias que lhe foram atribuídas. O Agrupamento que entregar a maior quantidade, em quilogramas, será premiado. O primeiro prémio corresponde a 7.500€ em cartão Oferta FNAC. Para ajudar, basta entregares os resíduos numa das farmácias aderentes.

 

 A Missão Ambiente é um projeto de caráter pedagógico e ambiental promovido pela VALORMED. O objetivo é sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar para a importância do correto encaminhamento a dar às embalagens vazias e medicamentos fora de uso.

Neste ano letivo, queremos contar com a participação dos alunos do 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias [EBS] de Portugal Continental. Os Super-Med vão ser a cara e voz desta missão, que têm uma super-missão para cumprir: espalhar a mensagem de que é necessário preservar o ambiente em que, uma das maneiras, é fazer regularmente a entrega dos resíduos de medicamentos nas Farmácias.

Mas, afinal, como vai funcionar esta missão? Vamos associar várias Farmácias a um Agrupamento de Escolas. Ao longo da ação, os Pais, Familiares e Amigos adultos dos alunos do Agrupamento devem entregar nessas farmácias os resíduos de medicamentos que recolheram em casa, os quais serão quantificados a favor do Agrupamento. No final, os 6 Agrupamentos que reunirem a maior quantidade de resíduos de medicamentos, em quilogramas, serão premiados com Cartões Oferta FNAC, que irão utilizar na aquisição de equipamentos e/ou materiais para a sua atividade pedagógica.

De 27 de novembro até 6 de abril de 2018, contamos com os seus super-poderes: faça uma inspeção à sua Farmácia de casa, recolha os resíduos de medicamentos que já não usa ou estão fora de prazo e entregue-os nas Farmácias associadas ao seu Agrupamento. 

Descubra tudo sobre esta Missão em www.missaoambiente.pt.

O que são as embalagens vazias e medicamentos fora de uso?

São os medicamentos que deixou de usar, aqueles que ultrapassaram o prazo de validade e os elementos que, de alguma forma, estiveram em contacto com medicamentos.

As embalagens vazias e os medicamentos fora de uso poluem o ambiente? Sim, podem ser perigosos para o ambiente e para a saúde. Deitá-los no lixo comum ou despejar o seu conteúdo nos esgotos domésticos vai contaminar os solos e águas. 

Que resíduos devemos entregar na Farmácia?

Independentemente de conterem restos de medicamentos, devemos entregar:

  • Embalagens
  • Folhetos informativos
  • Blisters
  • Frascos
  • Copos e colheres doseadoras
  • Ampolas
  • Saquetas
  • Bisnagas
  • Etc.

Atenção: Os medicamentos devem manter-se afastados e fora do alcance das crianças, pelo que elas não devem participar na seleção e recolha dos resíduos de medicamentos que têm em casa.

O envolvimento de crianças na Missão Ambiente tem por objetivo sensibilizá-las para as questões ambientais, educando-as para o futuro.

 O que não deve entregar ou depositar nos contentores existentes nas farmácias? Agulhas ou seringas • Termómetros • Aparelhos elétricos ou eletrónicos Gaze • Material cirúrgico • Produtos químicos • Radiografias

O que acontece ao que entrega na farmácia? Os materiais são separados e classificados no Centro de Triagem da Valormed e depois são enviados a operadores de gestão de resíduos que fazem o seu tratamento final: reciclagem dos materiais de embalagem (papel, plástico, vidro, compósitas) e incineração segura com valorização energética dos restantes materiais. 

A VALORMED é uma entidade sem fins lucrativos, licenciada pelos Ministérios do Ambiente e da Economia, a quem foi atribuída a gestão dos resíduos das embalagens vazias e medicamentos fora de uso. Criada em 1999, veio responder ao desafio inadiável de implementar um sistema autónomo para a recolha e tratamento dos resíduos de medicamentos, conduzindo a um processo de recolha e tratamento seguros. Desta forma, evita-se que, por razões de saúde pública, estejam "acessíveis" como qualquer outro resíduo urbano.

Publicidade - Saiba mais

Notícias do Agrupamento

´Notícias do AEDS

Estação meteorológica da ESDS

Descarregue aqui a aplicação para o seu telemóvel

Pesquisa

Moodle AEDS Bibliblog Webmail
Clube Europeu
GIAE ON-LINE facebook
GIAE ON-LINE

Publicidade