Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro, muitas foram as atividades desenvolvidas pelas diferentes escolas do agrupamento.

Muitas foram as abordagens integradas na temática Alimentação Saudável, para realizar experiências engraçadas, desde a vinda da “Zénius - Animação pedagógica” com a sua tenda insuflável que nos falou do Corpo Humano e da Alimentação Saudável, a experiência com a couve chinesa, a couve roxa, passando pela leitura de várias histórias, nomeadamente “O dia em que a barriga rebentou”, “O Coelho Branco” e “O Nabo Gigante”, e ainda, a visita ao mercado para a compra da fruta para uma deliciosa e colorida salada de fruta feita pelos mais pequeninos.

As turmas do 9º ano da EB de Vale Rosal, promoveram o concurso “A nossa porta é a mais saudável”, aberto a todas as Turmas de 1º, 2º e 3º Ciclos da escola básica de Vale Rosal, no sentido de:

• Contribuir para que exista um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação.

• Promover comportamentos alimentares saudáveis.

• Sensibilizar para a importância do consumo de fruta fresca, no quadro de uma alimentação equilibrada.

• Comemorar o Dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis através de trabalho colaborativo em cada turma, inter-turmas e ciclos.

Os trabalhos serão afixados no dia 07 de novembro e serão sujeitos a avaliação de um júri composto por cinco elementos representativos da comunidade educativa. A divulgação dos resultados será dia 08 de novembro (Dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis).

   

Realizou-se, uma corrida de estafetas, que teve lugar nas pistas de atletismo da EB de Vale Rosal, tendo sido disputada por equipas constituídas por quatro elementos (dois do sexo masculino e dois do sexo feminino).

A corrida teve quatro passagens de testemunho. Cada elemento da equipa, à vez, teve de responder/resolver um enigma/adivinha, numa das quatro mesas, colocadas ao longo da pista, e recolher o alimento saudável, que indicou como resposta. O alimento foi colocado no cesto que transportou (testemunho).

Após uma volta completa à pista, o testemunho foi passado por cada aluno a outro elemento da equipa até conclusão da prova (quatro voltas completas à pista). A equipa vencedora foi a que primeiro terminou a prova.

Todos os participantes receberam um alimento saudável e a equipa vencedora recebeu ainda, um reforço de merenda. Todos ficaram MAIS SAUDÁVEIS, todos ganharam.

Também na escola secundária a temática da Alimentação Saudável foi temática de abordagens diversificadas pelas diferentes turmas.

No sentido de fomentar nos alunos o espírito crítico e promover a importância das escolhas conscientes e responsáveis, “Criou-se mudança”, tendo sido neste dia instituídas as 4ªs feiras como o dia em que as propostas de alimentação nos diferentes espaços escolares do agrupamento, serão ainda mais saudáveis e a pensar no bem-estar de todos, contribuindo para que exista um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação.

Passou a existir, sinalética que ajuda na escolha das diferentes opções de alimentação, possibilitando uma rápida escolha dos alimentos mais saudáveis. 

   

Publicidade - Saiba mais

Notícias do Agrupamento

´Notícias do AEDS

Pesquisa

Moodle AEDS Bibliblog Webmail
Clube Europeu
facebook
GIAE ON-LINE

Publicidade