O projeto Erasmus+ Scientify, que agora termina, foi o terceiro e mais recente projeto da ESDS, no que diz respeito à promoção da interdisciplinaridade no ensino e aprendizagem das ciências, nomeadamente da Biologia, Física, Química e Matemática. Ao longo de 28 meses, apesar dos constrangimentos da pandemia, que adiou o início efetivo em quase um ano, foram realizados 4 encontros de professores e alunos nos países da parceria – Portugal, Hungria, Lituânia e Alemanha -, o que possibilitou o desenvolvimento em cada escola de diversos projetos interdisciplinares, partilhados e aprofundados posteriormente em cada um desses encontros.
Os objetivos do projeto foram alcançados, já que os alunos, segundo atesta a avaliação final, conseguiram melhorar as suas capacidades académicas, sociais e linguísticas, assim como a autonomia, a capacidade de trabalhar em equipa e, ao mesmo tempo, compreender a forma como as ciências se complementam e se relacionam tão significativamente com questões do mundo ao seu redor.
Para alcançar os objetivos de uma forma diversificada e cobrindo diversas dimensões, o projeto foi dividido em três módulos, cada um com atividades diferentes.
No primeiro módulo, os alunos foram desafiados a explicar, por meio da ciência, excertos de filmes de ficção, avaliando a sua verosimilhança ou viabilidade, recorrendo aos conhecimentos curriculares das disciplinas mobilizadas. Por exemplo, em filmes de ficção científica como “Perdido em Marte” ou “Gattaca”. Esta atividade possibilitou que os alunos distinguissem com mais rigor a realidade da ficção e aplicassem os conhecimentos científicos de uma forma lúdica, desfazendo mitos, sem contudo alienarem o encanto da ficção.
No segundo módulo, os alunos tiveram de explicar, novamente através da ciência, fenómenos do quotidiano. A partir de caixas “temáticas” com objetos e ferramentas variadas, entregues a equipas internacionais, foi-lhes pedido que implementassem um projeto que descrevesse ou replicasse cientificamente uma atividade ou fenómeno do quotidiano. Por exemplo, alguns alunos procuraram a explicação para o que acontece ao fluxo da água em torno do pilar de uma ponte sobre um rio, outros, mais desportistas, o que acontecia quando praticavam bungee-jumping. Esta experiência foi importante para que os alunos percebessem como a ciência pode ser aplicada em situações do dia-a-dia.
No terceiro módulo, os alunos trabalharam sob a forma de círculos de estudos: a partir da leitura fracionada de um artigo científico, os alunos juntaram depois as diversas leituras num puzzle coletivo, explicando mutuamente o que tinham entendido e discutindo as várias leituras e extrapolações científicas possíveis, promovendo o pensamento crítico e, mais uma vez, o trabalho em equipa.
Os professores envolvidos no projeto foram os responsáveis pelo desenho de todas essas atividades, o que lhes permitiu aprender bastante. Aprenderam igualmente assistindo a palestras e participando em workshops dinamizados por especialistas nas diversas dimensões dos módulos do projeto. Porém, o mais importante terá sido o que aprenderam uns com os outros, através do constante intercâmbio de ideias e práticas, quer entre as diversas ciências, quer entre os diversos países.
Como produtos principais do Scientify, foram criados um e-book com todos os materiais necessários para a replicação das atividades didáticas do projeto por qualquer professor que o deseje, assim como um website onde todas as evidências do trabalho desenvolvido se encontram documentadas. Esses materiais constituem o nosso convite para que outros possam aproveitar as ideias do projeto nas suas próprias escolas e promover a interdisciplinaridade e o trabalho de projeto no ensino e aprendizagem das ciências.
Fernando Rebelo
(coordenador do projeto)