NAEDS

FICHA TÉCNICA : Equipa: Teresa Reis (prof.), Fernando Rebelo (prof.), Sandra Silva (prof.). Colaboradores: Maria Armanda Mendes (prof.).

Contacto: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt


Notícias do nosso Agrupamento

 Queremos informar-vos que a rubrica relativa ao Jornal da Escola na página do agrupamento passou a chamar-se “Notícias do nosso  Agrupamento” com o intuito de relatar e informar toda a comunidade escolar sobre atividades, visitas, acontecimentos, notícias que  considerem relevantes e que digam respeito a todas as nossas escolas.

Assim, agradecemos a todos e todas as colegas que deem conhecimento de todos os assuntos de interesse para que sejam publicados. Poderão enviar relatos completos ou informações concretas sobre os mesmos para que se possa redigir os textos respetivos. Deverão ainda enviar fotografias em separado (em .jpg) para acompanhar as notícias.

Pretende-se por um lado estar a par das atividades relevantes que vão ocorrendo ao longo do ano letivo em todas as escolas e por outro lado adquirir uma cultura de maior proximidade, de modo a estabelecer uma melhor articulação entre todos, construir e consolidar gradualmente o sentido de pertença e de identidade do agrupamento, tal como está previsto no nosso Projeto Educativo.

Deverão enviar as notícias ou as informações para o email institucional: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Aguardamos com grande expectativa as vossas notícias.


Para assinalar o Dia Internacional da Música – 1 de Outubro – a aluna Clara Arraiolos, do 12º.D, brindou-nos com um tema musical, interpretado no violino – “My heart will go on” – no intervalo grande da manhã, na sala dos professores e à entrada da Biblioteca, dando assim início ao ciclo de atividades do Clube da Música em interacção com a Biblioteca, que constituem o projeto: “Há música na Biblioteca”. O objetivo deste projeto é levar momentos musicais à biblioteca, quer através de membros do Clube da Música, quer dos alunos dos cursos profissionais de Apoio à Infância, em datas específicas, tais como, Natal, Dia dos Namorados, etc. O Clube da Música funciona no auditório da escola às 2ª.s Feiras, entre as 16.15h e as 17.45h. e está aberto a todos os alunos da escola.

Professora Paula Duque

 No dia 31 de Outubro, os alunos do Curso de Técnico de Apoio à Infância do 11º e 12º anos apresentaram a sua coreografia de Halloween no espaço exterior, nos intervalos da manhã, na sequência do projeto interdisciplinar de Expressão Plástica e Expressão Corporal.

Os alunos disfarçaram-se de “zombies” e de outras personagens inspiradas em vários filmes de terror para deambular pela escola e se juntarem para dançar, ao som do clássico tema “Thriller”, de Michael Jackson.

A chuva não impediu ninguém de se divertir, dançar ou assistir ao espectáculo. O dia esteve cinzento e foi um óptimo cenário natural para servir de fundo às comemorações de Halloween.

 

Os alunos do 11º e 12º Anos dos Cursos T.A.I.

 

Decorreu na ESDS, entre 13 e 18 de outubro, o 3º encontro da parceria INTEReST (ensino interdisciplinar das ciências), financiada no âmbito do programa Erasmus+.

O encontro trouxe à nossa escola 13 professores e 12 alunos de escolas congéneres da Hungria, Lituânia e Turquia, e foi organizado pela equipa local do projeto, constituída pelas professoras Paula Paiva, Carla Vaz, Ana Cristina Santos e Telma Rodrigues, coordenadas pelo professor Fernando Rebelo, em estreita colaboração com a diretora Sara Moura. Contou igualmente com o apoio logístico da Junta de Freguesia da Charneca e Sobreda e da Câmara Municipal de Almada e a colaboração científica da FCT, no âmbito do programa Cientificamente Provável.

Na 11.ª edição do Prémio Pedro Matos, Mat-Oeste: Matemática na região Oeste, dedicado ao tema “Matemática e Inteligência Artificial”, promovido pelo Politécnico de Leiria e relativo ao ano letivo 2018/2019, o aluno Tomás Jesus do 9ºC foi distinguido com 3º prémio Pedro Matos Júnior, pelo seu trabalho: "Inteligência Artificial, emoções e sentimentos: as perguntas".

O trabalho foi orientado pela professora Dina Isabel Pacheco Viegas, da Escola Secundária Daniel Sampaio - Sobreda e o evento decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria no dia 12 de julho de 2019. Parabéns! 

 No dia 13 de junho de 2019 realizou-se na Escola Secundária Daniel Sampaio uma grande festa Medieval, organizada pela turma do 10ºF e as suas respetivas professoras de História A, Português, Filosofia e MACS, do curso de Línguas e Humanidades. Os festejos, porém, tiveram início no dia 11 de junho, com a apresentação dos painéis de São Vicente pelos alunos da turma,na sala de audiovisuais da escola.

   No presente ano letivo, iniciou-se uma parceria com alunos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e os alunos das turmas 12ºE e 12ºD de Sociologia. Neste sentido, os nossos alunos começaram por visitar o Instituto, onde foram acompanhados por elementos da Associação de Estudantes que nos mostraram as instalações e contaram as suas experências como estudantes do Curso de Sociologia. Foi também interessante o facto de uma das nossas anfitriãs ter sido aluna na nossa escola!

Notícias do Agrupamento

´Notícias do AEDS

Pesquisa

Moodle AEDS Bibliblog Webmail
Clube Europeu
facebook
GIAE ON-LINE

Publicidade