NAEDS

FICHA TÉCNICA : Equipa: Teresa Reis (prof.), Fernando Rebelo (prof.), Sandra Silva (prof.). Colaboradores: Maria Armanda Mendes (prof.).

Contacto: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt


Notícias do nosso Agrupamento

 Queremos informar-vos que a rubrica relativa ao Jornal da Escola na página do agrupamento passou a chamar-se “Notícias do nosso  Agrupamento” com o intuito de relatar e informar toda a comunidade escolar sobre atividades, visitas, acontecimentos, notícias que  considerem relevantes e que digam respeito a todas as nossas escolas.

Assim, agradecemos a todos e todas as colegas que deem conhecimento de todos os assuntos de interesse para que sejam publicados. Poderão enviar relatos completos ou informações concretas sobre os mesmos para que se possa redigir os textos respetivos. Deverão ainda enviar fotografias em separado (em .jpg) para acompanhar as notícias.

Pretende-se por um lado estar a par das atividades relevantes que vão ocorrendo ao longo do ano letivo em todas as escolas e por outro lado adquirir uma cultura de maior proximidade, de modo a estabelecer uma melhor articulação entre todos, construir e consolidar gradualmente o sentido de pertença e de identidade do agrupamento, tal como está previsto no nosso Projeto Educativo.

Deverão enviar as notícias ou as informações para o email institucional: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Aguardamos com grande expectativa as vossas notícias.


   NATAL SEM RESÍDUOS… de PLÁSTICO  

No início de novembro, a professora de Economia A desafiou os seus alunos do 10º F a participar no concurso online de fotografias, promovido pela DECOJOVEM sob o tema NATAL SEM RESÍDUOS… de PLÁSTICO.

O prazo era apertado (a foto tinha que ser submetida até dia 13 de dezembro) mas os alunos aceitaram o desafio: construir uma árvore de Natal apenas com a reutilização de embalagens de plástico. O objetivo da atividade consistiu em sensibilizar os alunos, enquanto jovens consumidores, para a necessidade de reduzir o consumo de plástico e alertá-los para a importância de reutilizar, sempre que possível, as embalagens de plástico. Passado um mês, a árvore de natal apareceu! Resultou bem!

    No final do mês de outubro a escola secundária Daniel Sampaio aderiu às comemorações da Semana da Formação Financeira 2019 (Plano Nacional de Formação financeira) que culminou com o desenvolvimento de algumas iniciativas no dia Mundial da Poupança -31 de outubro. 

O Clube de Economia promoveu, com a colaboração da ASFAC, a realização de duas sessões de educação financeira destinadas a alunos do 3º ciclo (9ªE) e ensino secundário (10ºF) ajudando-os a reconhecer a importância do dinheiro, o significado de poupar e de gerir as finanças pessoais. De uma forma lúdica, e sob o tema “Vamos às compras…aprender a gerir um orçamento”, os alunos experimentaram entusiasticamente construir um orçamento familiar.

Na manhã do passado dia 5 de Dezembro, os alunos da turma H/I do 11º Ano, do Curso de Técnico de Apoio à Infância concentraram-se em Cacilhas, a fim de se deslocarem ao Museu da Marioneta, em Lisboa, acompanhados pelas professoras Paula Duque e Maria Armanda Mendes, no âmbito das disciplinas de E.C.D.M e T.P.I.E.. 

Na manhã do dia 3 de Dezembro de 2019, os alunos do 10ºH, do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância, deslocaram-se ao Centro Social Paroquial de Vale Figueira, acompanhados pelas professoras Paula Duque e Maria Armanda Mendes, a fim de representarem, para as crianças do pré-escolar, uma peça de teatro natalícia – “As Renas do Pai Natal”. Este texto dramático foi extraído do livro - “É Natal às três pancadas”, de Ângela Ferreira, e foi trabalhado nas aulas da disciplina de expressão corporal, dramática e musical, sob a orientação da professora Paula Duque.

“Pessoa” e seus heterónimos visitaram a Biblioteca da Escola, durante o evento “Café Concerto”

No dia 2 de Dezembro de 2019, pelas dezasseis horas e trinta minutos, realizou-se o evento “Café Concerto”, uma atividade interdisciplinar e interturmas, organizado pelas professoras Rute Magalhães e Maria Chinopa, em colaboração com os alunos do 12º. Ano dos Cursos Profissionais e vários professores, no âmbito das comemorações do aniversário da morte do poeta Fernando Pessoa.

Para assinalar o Dia Internacional da Música – 1 de Outubro – a aluna Clara Arraiolos, do 12º.D, brindou-nos com um tema musical, interpretado no violino – “My heart will go on” – no intervalo grande da manhã, na sala dos professores e à entrada da Biblioteca, dando assim início ao ciclo de atividades do Clube da Música em interacção com a Biblioteca, que constituem o projeto: “Há música na Biblioteca”. O objetivo deste projeto é levar momentos musicais à biblioteca, quer através de membros do Clube da Música, quer dos alunos dos cursos profissionais de Apoio à Infância, em datas específicas, tais como, Natal, Dia dos Namorados, etc. O Clube da Música funciona no auditório da escola às 2ª.s Feiras, entre as 16.15h e as 17.45h. e está aberto a todos os alunos da escola.

Professora Paula Duque

Notícias do Agrupamento

´Notícias do AEDS

Pesquisa

Moodle AEDS Bibliblog Webmail
Clube Europeu
facebook
GIAE ON-LINE

Publicidade