NAEDS

FICHA TÉCNICA : Equipa: Teresa Reis (prof.), Fernando Rebelo (prof.), Sandra Silva (prof.). Colaboradores: Maria Armanda Mendes (prof.).

Contacto: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt


Notícias do nosso Agrupamento

 Queremos informar-vos que a rubrica relativa ao Jornal da Escola na página do agrupamento passou a chamar-se “Notícias do nosso  Agrupamento” com o intuito de relatar e informar toda a comunidade escolar sobre atividades, visitas, acontecimentos, notícias que  considerem relevantes e que digam respeito a todas as nossas escolas.

Assim, agradecemos a todos e todas as colegas que deem conhecimento de todos os assuntos de interesse para que sejam publicados. Poderão enviar relatos completos ou informações concretas sobre os mesmos para que se possa redigir os textos respetivos. Deverão ainda enviar fotografias em separado (em .jpg) para acompanhar as notícias.

Pretende-se por um lado estar a par das atividades relevantes que vão ocorrendo ao longo do ano letivo em todas as escolas e por outro lado adquirir uma cultura de maior proximidade, de modo a estabelecer uma melhor articulação entre todos, construir e consolidar gradualmente o sentido de pertença e de identidade do agrupamento, tal como está previsto no nosso Projeto Educativo.

Deverão enviar as notícias ou as informações para o email institucional: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Aguardamos com grande expectativa as vossas notícias.


A PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

PES“A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa" 1

A Promoção e Educação para a Saúde (PES), é enquadrada pela Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto e pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril .

A PES é um desafio que se coloca às organizações, no garante do desenvolvimento das competências nas crianças e jovens, no sentido de criar novos paradigmas e ações coletivas que invertam padrões civilizacionais, que reconheçam a saúde como um todo dinâmico, um direito universal conducente a “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” 2.

O Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, enquanto espaço de excelência na promoção de competências, procurará estimular / colaborar e criar condições de participação das crianças, jovens e restante comunidade escolar, na construção de uma Escola Promotora da Saúde. Neste espaço serão publicados, trabalhos, projetos e iniciativas que acontecerão no dia-a-dia da escola e/ou da comunidade.

1 In Protocolo assinado entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, 2014.

2 In Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

INICIATIVAS

Dê a sua gota! Faça a diferença!

Dia da alimentação saudável

Substância Nocivas

Alimentação Saudável - Esclarecimento

Publicidade - Saiba mais

Notícias do Agrupamento

´Notícias do AEDS

Estação meteorológica da ESDS

Descarregue aqui a aplicação para o seu telemóvel

Pesquisa

Moodle AEDS Bibliblog Webmail
Clube Europeu
GIAE ON-LINE facebook
GIAE ON-LINE

Publicidade