NAEDS

FICHA TÉCNICA : Equipa: Teresa Reis (prof.), Fernando Rebelo (prof.), Sandra Silva (prof.). Colaboradores: Maria Armanda Mendes (prof.).

Contacto: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt


Notícias do nosso Agrupamento

 Queremos informar-vos que a rubrica relativa ao Jornal da Escola na página do agrupamento passou a chamar-se “Notícias do nosso  Agrupamento” com o intuito de relatar e informar toda a comunidade escolar sobre atividades, visitas, acontecimentos, notícias que  considerem relevantes e que digam respeito a todas as nossas escolas.

Assim, agradecemos a todos e todas as colegas que deem conhecimento de todos os assuntos de interesse para que sejam publicados. Poderão enviar relatos completos ou informações concretas sobre os mesmos para que se possa redigir os textos respetivos. Deverão ainda enviar fotografias em separado (em .jpg) para acompanhar as notícias.

Pretende-se por um lado estar a par das atividades relevantes que vão ocorrendo ao longo do ano letivo em todas as escolas e por outro lado adquirir uma cultura de maior proximidade, de modo a estabelecer uma melhor articulação entre todos, construir e consolidar gradualmente o sentido de pertença e de identidade do agrupamento, tal como está previsto no nosso Projeto Educativo.

Deverão enviar as notícias ou as informações para o email institucional: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Aguardamos com grande expectativa as vossas notícias.


    O Grupo de Economia e o Serviço e Psicologia e Orientação promoveram a realização de uma palestra sobre A Sociedade de Informação e o Despontar de Novas Profissões: Dados … Informação … Conhecimento. Esta atividade teve lugar no dia 16 de janeiro de 2018 e foi dirigida a alunos do 11º e do 12º ano.  Por ser um tema que nos interpela a todos, tivemos também a presença de alguns professores. 

Todos os nossos comportamentos produzem um rasto de dados. A palestrante Dra. Mara Soares da Nova IMS – Information Management School - olha para a informação resultante do tratamento destes dados, como “o novo petróleo para as empresas”. No diálogo com os alunos exemplificou como existe, atualmente, uma enorme quantidade de dados gerados a cada segundo, por cada um de nós, através de inúmeras fontes de dados, de inúmeros dispositivos e não apenas na web…. O que acontece então, a esses dados produzidos, diariamente, por todos nós?

Além da captura e armazenamento dos dados, é sobretudo necessário tratá-los e transformá-los em informação com valor, ou seja, em conhecimento útil. Sobre este processo foram abordados conceitos como Big Data, Business Intelligence, Data Mining e Web Analytics. Que novas profissões se têm criado face à evolução exponencial da quantidade de dados disponíveis? Que qualificações serão necessárias, no mercado de trabalho, para responder à crescente necessidade de gerir e tratar zilhões de dados?

Finalmente, houve ainda oportunidade para uma breve apresentação das licenciaturas da Nova IMS e das saídas profissionais e setores de atividade, onde existe maior procura de técnicos com competências para gerir e tratar a informação. 

Publicidade - Saiba mais

Notícias do Agrupamento

´Notícias do AEDS

Pesquisa

Moodle AEDS Bibliblog Webmail
Clube Europeu
facebook
GIAE ON-LINE

Publicidade