NAEDS

FICHA TÉCNICA : Equipa: Teresa Reis (prof.), Fernando Rebelo (prof.), Sandra Silva (prof.). Colaboradores: Maria Armanda Mendes (prof.).

Contacto: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Notícias do nosso Agrupamento

Queremos informar-vos que a rubrica relativa ao Jornal da Escola na página do agrupamento passou a chamar-se “Notícias do nosso  Agrupamento” com o intuito de relatar e informar toda a comunidade escolar sobre atividades, visitas, acontecimentos, notícias que  considerem relevantes e que digam respeito a todas as nossas escolas.

Assim, agradecemos a todos e todas as colegas que deem conhecimento de todos os assuntos de interesse para que sejam publicados. Poderão enviar relatos completos ou informações concretas sobre os mesmos para que se possa redigir os textos respetivos. Deverão ainda enviar fotografias em separado (em .jpg) para acompanhar as notícias.

Pretende-se por um lado estar a par das atividades relevantes que vão ocorrendo ao longo do ano letivo em todas as escolas e por outro lado adquirir uma cultura de maior proximidade, de modo a estabelecer uma melhor articulação entre todos, construir e consolidar gradualmente o sentido de pertença e de identidade do agrupamento, tal como está previsto no nosso Projeto Educativo.

Deverão enviar as notícias ou as informações para o email institucional: noticias_aeds@ae-danielsampaio.pt

Aguardamos com grande expectativa as vossas notícias.

Dia da chegada -  14/02/2018

Considero que a viagem começou dia 14/02/2018 quando chegámos por volta das 22:00h ao aeroporto de Berlim (Schönefeld). No dia de chegada apenas pudémos observar parte da cidade de Berlim do autocarro que nos transportou até ao hotel. Neste percurso, a D. Ana (a nossa guia que nos acompanhou durante toda a viagem) explicou-nos que Berlim tinha cerca de 880km quadrados, ou seja, quase 3 vezes maior que Nova Iorque. Já no hotel, foram-nos atribuídos os quartos  e depois fomos com a Prof.ª Ana Noválio, até ao McDonald´s mais próximo.

Dia 1- 15/02/2018

No primeiro dia de passeio saímos (como sempre) do hotel por volta das 08:30h. Na parte da manhã, visitámos as Portas de Brandemburgo, de seguida o Parlamento federal alemão o Reichstag, o memorial aos judeus e almoçámos no Hard Rock Café, onde nos foi servida uma excelente refeição e onde pude ainda comprar uma sweat que queria já há algum tempo. Da parte da tarde fizemos uma visita de autocarro pela cidade toda e que teve a duração de aproximadamente 2 horas (o que na minha opinião foi demasiado tempo porque até eu que estava verdadeiramente interessada em ouvir tudo o que o áudio guia tinha para dizer, comecei a ficar cansada). Após a tour, dirigimo-nos até à Topografia do Horror, onde vimos apenas algumas das barbaridades que foram cometidas contra a comunidade judaica durante a Segunda Guerra Mundial. Pessoalmente, o que mais gostei da, foi ter tido a oportunidade de mexer em arquivos de entrevistas com judeus, que ainda que fossem cópias dos originais, me chocaram pela maneira de como estes eram analisados e quase “estudados” pelos alemães nazis. Por último, visitámos o Checkpoint Charlie, onde tirámos fotografias com um soldado russo e onde começou (por poucos momentos) a nevar.

Dia 2- 16/02/2018

Neste dia estivemos na Alexanderplatz, vimos o edifício mais alto da Alemanha, a Fernsehturm (Torre da Televisão) com 365m de altura, visitámos o Eastside Gallery, que para mim foi uma das coisas que mais gostei de ver, uma vez que se trata de um monumento (parte dele) que representa um acontecimento importante para o povo alemão, que foi a divisão de Berlim por um muro. Aqui, vi dos grafitis mais bonitos de sempre e também com mensagens mais pesadas, o que eu mais gostei foi o “Beijo fraterno ” de Leonid Brezhnev e de Erich Honecker. Neste tempo, a D.Ana também nos informou que sempre que encontrássemos marcas parecidas a um picotado no chão, estaríamos diante de um local por onde o muro passou. Depois do tempo concedido para a hora de almoço, exatamente às 14:30h estávamos todos diante da grande Catedral de Berlim (o edifício mais adorado por mim). Com a melhor arquitetura e decoração,  já para não falar na vista que era de tirar o folgo, este foi o sítio onde mais gostei de ir. O outro foi a Antiga Galeria Nacional, “The Alte Nationalgalerie” onde vi as obras dos mais variadíssimos autores e estilos de arte como o romantismo e o neoclássico, destaco também a beleza incrível das estátuas que estavam por  todo o museu. A visita terminou num bairro onde famílias judias se escondiam para escapar ao terror nazi. Aqui não se pode dizer que o ambiente fosse pesado porque todo o bairro é agora decorado com arte de rua. Aqui a D. Ana contou-nos da existência de um senhor, que tal como Oskar Schindler, ajudou a esconder judeus portadores de deficiências (cegos, etc…) onde alegava que eram seus trabalhadores de produção de cabos de vassouras. Já na hora de jantar houve um pequeno desentendimento no hotel e tivemos de comer num restaurante dois prédios ao lado chamado Das Rosmaria. Eu simplesmente amei o restaurante porque tinha um ambiente lindo com velas e flores, para não falar da comida que era ótima e do strudel de maçã que comi no final que estava de comer e chorar por mais.

Dia 3- 17/02/2018

Dia mais calmo, onde visitámos parte da igreja destruída de Berlim onde uma simpática menina Lydia Pauly nos deu algumas informações sobre a igreja, como foi construída para o rei  Wilhem I, que ainda que tivesse sido bombardeada , esta apenas ficou tao destruída porque parte da torre mais alta caiu sobre o resto da igreja. Vimos a igreja nova, revestida de uns lindos painéis azuis que iluminavam a igreja de uma forma única eu adorei aquela técnica de construção. Almoçámos, eu e mais uns amigos, numa rústica hamburgueria, onde comemos o CR7 dos hambúrgueres (uma pequena brincadeira que o grupo fez para demonstrar o quão bons eram os hambúrgueres). De tarde, visitámos um museu que não estava previsto no programa, mas como o grupo demonstrava cada vez mais vontade de conhecer mais da Alemanha, as professoras e a guia quiseram premiar-nos com ele. Aqui vimos grandes edifícios roubados a várias civilizações como as portas da Babilónia. Fiquei espantada com a eficácia dos alemães que se demonstraram muito frios por roubarem coisas que pertencem por direito a outras culturas, mas também demonstraram ser grandiosamente inteligentes ao ponto de “desmontarem” edifícios para os reconstruírem depois. Não vou falar do último dia porque simplesmente não saí do hotel e foi só a viagem de regresso a Portugal. Eu, há muito que sonhava com esta visita a Berlim e pensei que poderia estar a sobrevalorizá-la, mas a verdade é que não me desiludi nem um pouco e que em geral eu gostei mesmo de tudo… sinto pena de só este ano ter ingressado nestas visitas de escola porque realmente são viagens onde ganhamos grandes amizades e onde aprendemos bastante, estou mesmo feliz por ter tido uma oportunidade tao boa como esta. Foi verdadeiramente inesquecível.

Catarina Alex. 11ºA

BERLIM

Na passada semana, de dia 14 a 18 de fevereiro, estive inserido num projeto/viagem de estudo a Berlim. Embora já tenha estado integrado num programa semelhante, penso que esta viagem tenha sido, para mim, muito positiva! Isto porque me ajudou a perceber e conhecer outra cultura e outras vivências. O primeiro dia foi a visita à cidade, Portas de Brandenburgo, Parlamento, memorial aos judeus, topografia do horror e por fim fizemos ainda uma viagem num autocarro panorâmico. Gostei principalmente de visitar as portas de Brandemburgo, pois era um monumento que eu procurava visitar já há algum tempo. O que gostei menos (embora também tenha gostado) foi a topografia do horror, isto porque já experienciei algo parecido, no memorial do Holocausto em Budapeste, o qual gostei mais.

No segundo dia visitámos a Alexanderplatz, importante praça de Berlim, o memorial do muro de Berlim, um monumento todo grafitado e visitámos a Antiga Galeria Nacional. Gostei neste dia da visita ao muro, pois são sensações e pensamentos à volta daquilo que algumas pessoas passaram. Gosto sempre de perceber aquilo que aconteceu realmente noutras alturas. No entanto, não gostei de visitar a Antiga Galeria Nacional, porque nunca gostei de visitar galerias e museus de arte, não só porque não me interessam muito, como não entendo aquilo que é suposto perceber nos quadros, mesmo que desta vez tenha tido o apoio de um audioguia.

No terceiro dia começámos por visitar talvez aquela que foi a parte preferida de toda a gente e a minha também, a Gedachtniskirch. Isto porque esta igreja tem uma enorme história por detrás. Foi construída em homenagem ao primeiro imperador, Wilhem I e ficou quase totalmente destruída durante a segunda guerra mundial. A intrigante história que nos foi apresentada pela guia suscitou um gosto pelo monumento. Depois de almoço, fomos até à ilha dos museus visitar o Pergamon. Deste museu eu já gostei mais, pois trata-se de um museu com peças muito boas sobre a humanidade, tais como as portas da Babilónia.

No último dia simplesmente fizemos as malas e voltámos para casa.

Penso que esta seja uma cidade muito bonita e única. Uma curiosidade sobre Berlim (algo que me deixou surpreendido) é uma cidade que foi construída por cima de um pântano e por isso é possível ver uns canos que têm a função de retirar a água para evitar problemas.

Concluo assim que foi um projeto muito bom e positivo para todos, criaram-se amizades entre muitos alunos e boas relações com os professores. Gostava também de fazer uma referência à nossa acompanhante, a D. Ana, ela que foi mais que uma acompanhante, uma guia, que nos tirava dúvidas sem qualquer problema, tornando a nossa visita muito mais interessante.